Sorteio natal 4 tondela
bicicleta foto generica
PJ_Mangualde 1
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros
19.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros
15.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (19 de agosto), em reunião do executivo, a construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) para Silgueiros e Oliveira de Barreiros.

A obra foi aprovada depois de o executivo ter ratificado a decisão do conselho de administração dos SMAS.

Após a reunião, a presidente da Câmara, Conceição Azevedo, explica que o projeto da nova ETAR terá como objetivo “garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscos, na freguesia de S. João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados”.

Com a construção da nova infraestrutura, vão ser desativadas quatro atuais ETAR, incluindo as de Passos de Silgueiros e Lages de Silgueiros, e duas fossas séticas coletivas. Conceição Azevedo afirma que o projeto pretende “melhorar as condições de vida e saúde pública de mais de 3.000 viseenses” e representa um “salto qualitativo” na preservação do ambiente.

Segundo a Câmara, a ETAR vai contar com um sistema de tratamento avançado que garante a “remoção de azoto total e fósforo total” e ainda uma redução de 20 por cento dos valores limite de emissão no efluente durante a época de estiagem, cumprindo as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os planos da autarquia para a nova ETAR passam também pela interligação das redes existentes e pela realização de pequenas ampliações para servir alguns locais que ainda não têm redes de saneamento básico.

A presidente Conceição Azevedo promete que a obra vai permitir assegurar “a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região”.

Ainda nesta zona, já foi concluída a instalação de grande parte das redes de coletores de águas residuais domésticas que servem Silgueiros, Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso.

 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

Outras notícias

pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

Notícias relacionadas

Procurar