A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O concelho de Sátão comemora esta sexta-feira (20 de agosto) Sátão cancela tradicionais Festas de São Bernardo… Mas atividades continuam . Este ano, a Câmara decidiu cancelar as tradicionais Festas de S. Bernardo devido à atual pandemia.
Mas, apesar do cancelamento, as celebrações vão decorrer com uma agenda repleta de atividades na vila.
O presidente da Câmara, Paulo Santos, fala de uma comemoração “muito singela atendendo ao tempo que estamos a viver”.
Esta sexta-feira, recorda o autarca, “haverá a feira anual com as suas limitações respeitando as normas da Direção-Geral da Saúde”.
“Teremos a celebração da missa com a presença da Liga dos Combatentes. Depois haverá a visita ao Monumento aos Combatentes e, mais tarde, haverá a entrega do Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa. À noite, teremos nos jardins da Praça Paulo VI a Escola de Música de Sátão”, afirma.
As comemorações do feriado prosseguem sábado (dia 21) com o espetáculo de teatro “Andam Faunos pelos Bosques”, uma produção da companhia Grupo Off, às 19h00 junto à Biblioteca Municipal “num espaço muito bonito e antigo”.
“É desta maneira muito simples que iremos comemorar este ano o nosso feriado municipal. Não poderemos dizer que são as Festas de S. Bernardo porque todos sabemos que elas têm um fulgor e uma importância muito importante para as nossas gentes com diversas atividades. Mas estamos cá e sabemos que é o feriado, mas com o uso devido dos cuidados”, conclui Paulo Santos.
Sátão tem, segundo a Pordata, uma população de 11.026 pessoas. O concelho é conhecido por ser a capital do míscaro. Mais de 65 por cento da população do concelho está em idade ativa e, em 2019, os trabalhadores por conta de outrem ganhavam em média um salário de 815 euros por mês.
Sátão é também um dos concelhos mais antigos do país, com o foral atribuído em 1111 por D. Henrique e Dona Teresa.