A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O Museu Rural de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebe durante este mês de setembro uma exposição de bibliografia dedicada ao escritor Aquilino Ribeiro.
A mostra decorre precisamente no mês em que se celebra o nascimento do autor, que nasceu a 13 de setembro de 1885 em Sernancelhe.
Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Paiva refere que o Museu Rural de Pendilhe acolhe uma exposição de bibliografia sobre a vida e obra de Aquilino Ribeiro e também sobre algumas das suas obras emblemáticas como “Malhadinhas”, “Terras do Demo” e “O Homem da Nave”.
A exposição está aberta de terça-feira a sábado das 16h00 às 19h00.
Depois de ter nascido em Carregal, no concelho de Sernancelhe, em 1885, Aquilino Ribeiro foi batizado em Vila Nova de Paiva e cresceu em Moimenta da Beira.
Figura opositora da monarquia e do Estado Novo, o autor protagonizou uma vasta carreira literária que teve como grandes marcos as obras “O Malhadinhas”, “Terras do Demo”, “Quando os Lobos Uivam”, “Cinco Réis de Gente” e “Romance da Raposa”, entre outras.
Chegou a ser proposto para o Prémio Nobel da Literatura e a estar preso no atual Solar do Vinho do Dão em Viseu, e foi professor do ensino secundário. Viveu durante vários anos em Lisboa, onde morreu a 27 de maio de 1963, aos 77 anos. Aquilino Ribeiro é considerado um dos grandes autores da língua e literatura portuguesa, com honras de Panteão Nacional.