As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Cinfães anunciou esta quarta-feira (15 de setembro) a aprovação da Estratégia Local de Habitação do concelho. Ao todo, 352 famílias vão ser beneficiadas.
O programa prevê um investimento de cerca de 28 milhões de euros nos próximos quatro anos. Numa nota, a autarquia de Cinfães sublinha que a nova estratégia “visa resolver os problemas habitacionais de várias famílias” que vivem no concelho do norte da região de Viseu através de obras de reabilitação e também através da cedência de apartamentos sociais e arrendados.
“O objetivo é promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira”, explica o executivo atualmente presidido por Armando Mourisco.
De acordo com o município, 177 famílias verão as suas casas serem reabilitadas ao abrigo da estratégia. Segundo a Câmara Municipal, a nova Estratégia Local de Habitação prevê ainda alojar 78 famílias em habitações sociais e 97 agregados familiares em apartamentos no regime de arrendamento acessível.
O documento foi aprovado na Assembleia Municipal de Cinfães após “alguns meses de trabalho” em parceria com a Rede Social do Município, as juntas de freguesia e as instituições sociais do concelho.
Uma vez concluído este processo, as situações identificadas vão ser candidatadas ao programa 1.º Direito, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.