A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O comandante dos Bombeiros de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, faz parte dos novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Fernando Farreca vai representar o distrito de Viseu na estrutura executiva da instituição, que recentemente elegeu António Nunes como o novo presidente.
Em declarações ao Jornal do Centro, Fernando Farreca garante que a nova direção da Liga irá fazer “um trabalho árduo em prol dos bombeiros”.
O comandante de Oliveira de Frades não esconde que o setor bombeiro está debilitado “até pela entrada em cena de outras estruturas”, mas assegura que o principal objetivo passa por “voltar a trazer os bombeiros para o grande pilar da Proteção Civil e do socorro”.
“Queremos que o socorro seja dos bombeiros e que o ‘security’ (segurança) seja dos polícias. Queremos estar cá para dignificar os bombeiros”, acrescenta.
Entre as prioridades da nova direção, acrescenta Fernando Farreca, estão as carreiras profissionais e o reforço do financiamento para as associações humanitárias “pois passam por problemas graves”. Os problemas relacionados com o voluntariado também estão entre as preocupações da Liga.
“Queremos inverter este ciclo e queremos afirmar uma Liga moderna, transparente e capaz de honrar os 650 anos de história dos bombeiros portugueses”, afirma o novo dirigente.
Outra das prioridades passa por defender a criação de um comando nacional para todos os bombeiros do país, revela Fernando Farreca. “Somos a única força no terreno que não tem um comando nacional e nós queremos ter isso e uma hierarquização completa das estruturas”, finca.
O comandante de Oliveira de Frades acrescenta que a nova direção da Liga também irá reivindicar uma nova lei de financiamento dos corpos de bombeiros, mas não só.
“Queremos rever o Fundo Social do Bombeiro e os seguros para os bombeiros, que têm de ter seguros mais fortes e robustos e que, em caso de acidente, deem condições aos familiares e aos próprios bombeiros para que possam viver com dignidade caso tenham incapacidades”, remata.
Do distrito de Viseu, além de Fernando Farreca, integra também a nova Liga de Bombeiros o comandante dos Bombeiros de Lamego, João Nuno Carvalho.
António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE, foi eleito como o novo líder da associação com mais de 60 por cento dos votos ou 416 votos contra a lista opositora liderada por António Carvalho, que teve 249 votos.
Os novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros tomam posse a 8 de janeiro do próximo ano.