A região de Viseu já registou pelo menos 54 novos casos de Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas.
Nos concelhos, Moimenta da Beira teve mais 33 casos face ao último balanço local de há várias semanas. A Câmara reportou novamente o número de casos acumulados esta sexta-feira (19 de novembro). O município tem agora 10 casos ativos.
Já Resende teve um morto, um novo caso e mais sete recuperados no seu mais recente balanço semanal.
Por sua vez, o concelho de Sernancelhe registou mais seis infetados e está agora com 27 casos ativos de Covid-19.
A maioria dos casos são de crianças do pré-escolar e primeiro ciclo “que não foram obviamente vacinadas”, reconheceu em declarações ao Jornal do Centro o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santiago.
“Tendo em conta que estão a aparecer focos de uma forma muito gradual e rápida, o Município propôs à Escola EB 2,3 fazer uma testagem em massa no sentido de identificar todos os casos. Se têm que ir para isolamento, vamos fechar as cadeias de contágio e parar esta situação galopante quer nos miúdos do pré-escolar quer nos miúdos do primeiro ciclo que transmitem o vírus aos seus pais e encarregados de educação”, acrescentou o autarca.
Ainda no distrito, Penalva do Castelo registou sete novos casos enquanto Mangualde teve quatro e Tondela três.
Esta sexta-feira (19 de novembro) ficou também marcada pelos números das novas incidências no distrito, com
Covid-19: número de internados no Hospital de Viseu baixa para 26, das quais 21 na enfermaria e cinco nos cuidados intensivos.
Desde março de 2020, o distrito teve 34.451 infetados, 694 mortos e 28.610 recuperados.
A nível nacional, Portugal registou 2.371 novos casos confirmados de infeção e cinco mortes.
Entretanto, a Direção-Geral da Saúde já anunciou na reunião de peritos que decorreu hoje no Infarmed, em Lisboa, que o país encontra-se na quinta fase da pandemia de covid-19 e apresenta uma incidência de infeções de 203 casos por 100 mil habitantes, sendo mais elevada na população jovem.
“Tivemos quatro grandes fases pandémicas e Portugal encontra-se, de momento, na quinta fase pandémica, até ao momento com um impacto na gravidade e na mortalidade inferiores às fases anteriores, ainda que mereçam alguma atenção especial”, adiantou Pedro Pinto Leite, da DGS.
Pedro Pinto Leite adiantou ainda que o grupo etário com maior incidência de infeções é o das crianças até aos 9 anos, que corresponde a uma faixa da população não vacinada.
O grupo dos 20 aos 29 anos é o segundo que apresenta uma maior incidência de casos de infeção, seguindo-se a faixa dos 30 aos 39 anos.
Portugal pode atingir os 240 casos por 100.000 habitantes em menos de duas semanas a manter-se a taxa de crescimento de número de casos.
Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.