A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
A Câmara de Viseu vai apagar os grafittis que foram pintados de forma ilegal nas ruas da cidade. O trabalho vai custar quase três mil euros.
Os grafittis pintados na cidade têm preocupado ultimamente as autoridades locais, , argumentando que eles são feitos de forma livre e muitas vezes em locais menos próprios.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, admitiu ter “uma grande preocupação” com esta situação e garantiu que os trabalhos de limpeza vão avançar, começando pelos graffitis mais recentes “porque achamos que é por aí que se combate esta atividade ilegal”.
“Já reunimos com duas entidades no sentido de arranjar uma forma de eliminar tudo o que seja ilegal”, afirmou.
Fernando Ruas acrescentou que, “ao mesmo tempo e tal como fizemos no passado”, a Câmara vai tentar encontrar os artistas de rua e “convidá-los a pintarem nalgumas passagens inferiores que a Câmara disponibiliza”.
Mesmo assim, o presidente da Câmara avisou que o executivo não vai tolerar ataques ao património de Viseu. “A Câmara vai dar a possibilidade aos grafiters de exercerem a sua atividade, mas não toleraremos agressões nos monumentos, sobretudo no património municipal”, afirmou.
Entre os exemplos de locais que classificou como “vergonha”, Fernando Ruas apontou a zona do antigo Tribunal e a Cava de Viriato.
“Nós vamos tentar fazer um trabalho de limpeza, mas vamos oferecer disponibilizar para exercerem a sua atividade. Eu sei que muita da adrenalina vem do risco, de andar a fugir”, rematou.
No início de novembro, a Freguesia de Viseu tinha garantido que queria organizar a arte urbana na cidade, convidando os artistas a fazerem trabalhos só em espaços criados para o efeito, tendo sido apontados locais como o polidesportivo de Marzovelos e a zona da Feira Semanal.