A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O lar da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde tem um surto de Covid-19 com 35 casos positivos entre os utentes.
A instituição também tem alguns funcionários em isolamento. A última testagem no lar foi feita na quarta-feira (26 de janeiro). O provedor da Santa Casa, José Tomás, refere que a primeira testagem detetou “29 casos confirmados”.
“Depois dessa primeira testagem, já fizemos uma segunda testagem que foi ontem e onde testámos todos os utentes que não tinham sido caso positivo, e obtivemos mais seis casos, o que dá num total de 35 casos positivos em utentes nesta altura”, explica.
O responsável diz que este surto é menos grave em comparação com a situação vivida há um ano.
“A situação é de absoluta tranquilidade e até de alguma normalidade se compararmos com o que vivemos há um ano quando tivemos um grande surto também neste lar. Esta é uma situação completamente diferente”, garante.
José Tomás refere também que alguns casos positivos já saem do isolamento no próximo fim de semana, “mantendo-se apenas em isolamento aqueles que ainda tiverem sintomas”.
Quanto aos colaboradores, o dirigente da Misericórdia de Mangualde refere que a instituição tem casos “residuais e que vêm de contactos familiares e na comunidade”. “Não há nenhum caso preocupante”, assegura o provedor que também se encontra em isolamento.
Nesta altura, segundo o responsável, há, pelo menos, três colaboradores “que estão em isolamento “por terem testado positivo à Covid”.
“Na Unidade de Cuidados Continuados não existe nenhum problema em relação aos utentes, que são testados com regularidade. Há casos de isolamento de colaboradores num número muito reduzido por causa de contactos em contexto familiar e em contexto de comunidade e temos um ou dois casos que já testaram positivo”, acrescenta José Tomás.
O concelho de Mangualde tem nesta altura uma taxa de incidência de 5.389 casos por 100 mil habitantes, de acordo com os últimos dados.