A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Os Portugueses vivenciaram mais uns resultados de excelência mundial, das equipas e atletas portugueses.
A seleção nacional de futsal, o atleta João Sousa, vencedor do Torneio ATP 250 ou o ciclista Rui Costa, com o terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita, demonstraram que a Excelência está, mesmo em situações de extrema dificuldade, ao nosso alcance!
É inegável que o desporto nacional produz profissionais de elevada competência e máxima capacidade de trabalho, em distintas modalidades coletivas e individuais e é com estes e os momentos de excelência alcançados, que as organizações podem e devem utilizar como inspiração e motivação!
Quando a competência, capacidade de trabalho, humildade, ética, dedicação e visão são transportadas, pelos dirigentes, equipas técnicas e atletas, o resultado final está mais perto do sucesso, seja no desporto ou em qualquer área!
O desporto agrega diversas metodologias, de planeamento, estratégia, motivação e superação que devem ser replicadas pelos líderes, no dia a dia, e nas organizações que querem alcançar resultados acima da média. Este caminho para o sucesso será mais frequente se a Meritocracia for o fator fulcral na escolha dos líderes, em especial, naqueles que têm responsabilidades na definição das equipas, estratégias e aplicação de ferramentas para resultados de Excelência!
Seja no futsal, judo, ciclismo, canoagem, andebol e tantas outras modalidades os portugueses têm personificado, de uma forma extraordinária, a meritocracia, a liderança e o compromisso pela obtenção de resultados de Excelência.
Esta evolução, competência, dedicação e excelência devem ser valorizados e reforçados, para além das condecorações e momentos de exultação social.
É necessário unir as diversas instituições, federações, atletas, empresas e responsáveis governamentais na definição e implementação de uma nova visão e plano estratégico nacional, com medidas estruturantes e investimento de acordo com o valor médio europeu.
Só este compromisso pode colocar Portugal a par das maiores potências mundiais em todas as vertentes do desporto: escolar, associativo, adaptado, lazer, competitivo, profissional, turismo, saúde e empresarial.
O DESPORTO MERECE!
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
por
Alfredo Simões