Sorteio natal 4 tondela
bicicleta foto generica
PJ_Mangualde 1
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados

Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados

pub
 Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados
04.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados
15.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados

Alguns habitantes de Carregal do Sal já se mostraram disponíveis para acolher e ceder casas a refugiados ucranianos que venham ao concelho.

A Câmara Municipal lançou um apelo e já teve algumas respostas positivas. A garantia foi dada ao Jornal do Centro pela vereadora da Ação Social da autarquia, Isabel Azevedo.

“Se houver alguém particular que tenha disponibilidade de casas e lares que possam vir a ser utilizados por ucranianos, nós agradecemos. Aliás, já temos algumas pessoas que se dirigiram para esse efeito”, disse.

O apelo foi lançado esta sexta-feira (4 de março), depois de outros concelhos como Ucrânia: Viseu disponível para receber refugiados, garante Ruas e São Pedro do Sul disponível para receber refugiados da Ucrânia se terem mostrado disponíveis para acolher refugiados do país invadido pela Rússia.

Isto numa altura em que decorre a campanha de recolha de bens “Unidos pela Ucrânia”, com a colaboração das farmácias do concelho. A iniciativa vai continuar até 12 de março.

Isabel Azevedo sublinha que a campanha começou com o contacto ao Consulado da Ucrânia no Porto. “Eles disponibilizaram-nos uma listagem de algum material necessário, mas como já haviam algumas entidades, IPSS e associações a fazerem essa recolha, optámos por uma listagem de material farmacêutico, hospitalar e de higiene face às consequências de todo este conflito”, explica.

A listagem foi partilhada nas redes sociais do município e, nesta altura, o material está a ser recolhido com o apoio das farmácias.

“A listagem está disponível, preferencialmente, para estes produtos. No entanto, se houver outros que possam vir a interessar, fazemos uma nova listagem”, acrescenta a vereadora.

Segundo a autarquia, os materiais mais necessários são equipamentos farmacêuticos e hospitalares como analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, soluções de infusão, bandas de gaze, infusões de hidrogel anti-queimaduras, kits de primeiros socorros individuais, seringas, luvas de látex, máscaras de proteção e desinfetantes, entre outros.

As doações também podem ser feitas nos paços do concelho de Carregal do Sal.

 Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados

Outras notícias

pub
 Ucrânia: Carregal do Sal disponível para receber refugiados

Notícias relacionadas

Procurar