No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O Regimento de Infantaria 14, em Viseu, assinala este sábado (19 de março) o Dia da Unidade, mas as comemorações serão feitas de uma forma simbólica.
Segundo a unidade do Exército, o dia será assinalado nas redes sociais e com o hastear simbólico da bandeira nacional no quartel. Já o Teatro Viriato vai receber, na próxima terça-feira (dia 22), um concerto da Orquestra Ligeira do Exército com a participação de Isabel Silvestre.
Devido a “fortes condicionamentos de carácter operacional”, a cerimónia militar que acontecia no Rossio e a cerimónia de homenagem ao Viriato, na Cava, irão decorrer noutras datas.
Normalmente, as celebrações do Dia da RI 14 costumam incluir “um conjunto de atividades militares, desportivas e culturais ao longo de aproximadamente uma semana”.
Neste dia, é evocada a memória da ação do Capitão Vale de Andrade ao comando de uma Companhia do Batalhão de Infantaria 14 na Primeira Guerra Mundial.
“Nessa madrugada de 1918 enquanto ocupava o setor da morte na Batalha de Neuve Chapelle, conduziu um assalto às trincheiras alemãs onde capturou pessoal e material, infligiu pesadas baixas e causou graves estragos à defesa inimiga. O sucesso e glória dos homens de Viseu nesta operação reverberou pelos tempos celebrando-se anualmente como o Dia da Unidade”, acrescenta o Regimento em comunicado.