A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Foi no stand da Turismo Centro de Portugal que apresentaram um programa dedicado à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, na primeira parte do segundo dia de Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Desde rotas a percursos, iniciativas, projetos, cinema de turismo, Campeonato do Mundo de Wakeboard, degustação de produtos típicos da região e assinatura de protocolos.
Esta manhã foi decisiva para a confirmação do Contrato-Programa de Cooperação Estratégica no âmbito da Indústria do Cinema, entre a Centro Portugal Film Comission e a CIM Médio Tejo.
Por outro lado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela esteve presente com múltiplas iniciativas, no que concerne ao turismo. Celorico da Beira, Seia, Fundão, Manteigas, Sabugal, Fornos de Algodres, Almeida, Guarda, Gouveia e Figueira de Castelo Rodrigo são os municípios que posicionam este território nesta edição BTL, com a apresentação de vários projetos.
Luciano Ribeiro, presidente da Câmara de Seia, quer que o queijo Serra da Estrela “seja um produto destino”. E é assim, que deixa o convite para a Feira do Queijo, que apesar de já ter sido adiada, está de regresso nos dias 23 a 25 de abril.
“Uma feira pura e dura de negócio de compra e venda, daquele que é o produto rei do nosso país: o queijo da Serra da Estrela”. Mais do que o sabor, Luciano Ribeiro enaltece as experiências que esta região tem para dar. “Produtos como o vinho, o pão, os bolos, o azeite, o mel e outros produtos tradicionais”, menciona, orgulhoso.
Já na parte da tarde, parcerias foram postas à prova. O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado assinou um protocolo de parceria com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), no âmbito do 33.º Congresso Nacional da AHP, que conta com a participação de cerca de 600 congressistas, em Fátima. E como se costuma dizer, juntos, somos mais fortes.
E foi com esse mote que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presenteou esta feira. Confiante, frisa que “o turismo é uma grande fonte de riqueza para Portugal e claramente será a retoma da economia portuguesa, onde o vinho e enoturismo têm um papel determinante.”
Foi também neste segundo dia de Bolsa de Turismo de Lisboa que o livro Rota das Termas Centro de Elisabete Jacinto foi apresentado pelo coordenador da rede Termas Centro, Adriano Barreto Ramos e que fez também questão de ditar que o Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) é uma rede de 20 estâncias termais do centro de Portugal, que se apresenta na BTL como “destino turístico”.
Ao terceiro dia de BTL (18 de março), Adriano Barreto Ramos convida todos os participantes a juntarem-se ao Tour Saudável Rede Termas Centro com showcooking de produtos endógenos e ainda, à atuação do músico Miguel Gameiro.
Uma programação de mais de 50 horas que promete dar voz ao turismo.
{#slide|3|slide#}