Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O Parlamento dos Jovens voltou a reunir-se esta semana na região de Viseu. O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu recebeu, na passada terça-feira (15 de março), a sessão distrital destinada aos alunos do ensino secundário onde foram eleitos os jovens que irão representar o distrito na sessão nacional que vai decorrer em São Bento a 30 e 31 de maio.
Segundo uma nota divulgada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, a sessão contou com a participação de 42 jovens deputados efetivos e 21 suplentes de 21 escolas do distrito.
Para representar a região, foram eleitos os deputados Sebastião Henriques e Léonard Murys da Escola Secundária Alves Martins (Viseu), Bruno Almeida e Inês Ferreira da Escola Secundária de Nelas, e Maria João Silva e Martim Coelho da Escola Secundária de Santa Comba Dão.
Como suplentes, foram eleitos Germana Rosário e Sara Pereira, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, e ainda Maria João Teixeira e Tiago Melo, da Escola Secundária Felismina Alcântara (Mangualde).
Os jovens parlamentares irão propor à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência o tema da saúde mental, e não só.
No projeto de recomendação, propõem também a criação de um sistema de literacia para os media, semelhante ao aplicado na Finlândia, no sistema nacional de ensino e a criação de um instituto ou gabinete que dê subsídio “às plataformas credíveis de leitura de notícias, premiando aqueles que apresentem a informação de forma mais fidedigna”.
Os deputados eleitos também propõem a realização de “pequenos vídeos a expor nas redes sociais, curtas reportagens em “horário nobre”, propondo um canal televisivo de uma rubrica diária de síntese à matéria mais relevante abordada na Assembleia da República” e ainda a aprovação ou revisão de “legislação que crie ilícitos penais ou contraordenações e aumente as molduras penais e as multas para as contraordenações”.
No distrito de Viseu, o Parlamento dos Jovens envolveu um total de 22 escolas, 540 alunos, 7.084 eleitores inscritos, 3.136 votantes, 54 listas e 123 turmas.
Na sessão de abertura, estiveram presentes o deputado socialista João Azevedo, o vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, e a presidente da Sessão Distrital, Mariana Lopes, aluna da Escola Secundária de Moimenta da Beira.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de escolas do ensino público, privado e cooperativo de todo o país e também dos círculos da Europa e de fora da Europa.