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Turismo Desportivo

 Turismo Desportivo
26.03.22
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O Desporto tem vindo a reforçar a sua importância na agenda internacional assumindo um papel estratégico. A Organização Mundial de Turismo (UNWTO) destaca como produto turístico, o Turismo Desportivo, na ótica de Turismo de Espetáculo Desportivo (atividades desportivas a que o turista assiste ou é espectador) e de Turismo de Prática Desportiva (atividades desportivas praticadas pelos turistas).
Em 2001, na 1ª Conferência Mundial sobre Desporto e Turismo (Barcelona), a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) juntamente com o Comité Olímpico Internacional (COI), reconheceram o desporto e o turismo como “forças de compreensão mútua”, conferindo uma identidade própria para o Turismo Desportivo e não apenas um nicho do setor turístico.
Numa altura em que o setor do turismo começa a recuperar após o golpe causado pela Covid-19, o desporto pretende ser um dos motores da expansão desta indústria na próxima década.
O turismo desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo. Cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem. 
Um estudo recente, elaborado pela Allied Market Research, indica que a indústria mundial do turismo ligado ao desporto pretende crescer em média 16,1% ao ano até 2030. Segundo os dados apresentados este setor movimentará 1,8 bilhão de dólares (1,5 bilhão de euros), cinco vezes mais do que gerou em 2020. O estudo destaca os eventos automobilísticos, como a Fórmula 1 e Moto GP, que como os que mais impulsionam o setor. Este tipo de evento crescerá em média 17,4% a cada ano.
O turismo desportivo internacional deverá apresentar um crescimento médio anual superior até 2030, com um aumento anual de 16,8%, devido às melhorias da infraestruturas, políticas governamentais favoráveis ??ao turismo internacional e a relação entre os países anfitriões e os fãs interessados ??em viajar.
Durante o ano da pandemia, a Europa concentrou a maior parte das viagens por motivos desportivos, seguida da América do Norte. O Velho Continente concentrou 40% do mercado devido ao número de população interessada em viajar para ver ou praticar desporto. Olhando para o ciclo 2021-2030, espera-se que o maior crescimento seja registado na região Ásia-Pacífico, com um crescimento médio anual de 17,7%.

Para se perceber a importância que está a ser dada a esta área, em fevereiro, do presente ano, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciaram uma parceria para promover os valores partilhados e uma visão comum para o futuro em torno do turismo desportivo.
Como pode Portugal aproveitar e dinamizar ainda mais o Turismo através do turismo desportivo?
Os municípios portugueses têm vindo, ao longo da última década a desenvolver diversas estratégias que tem potenciado o Turismo desportivo nomeadamente através de apoio e/ou organização de grandes eventos.
Mas também a aposta na requalificação e construção de espaços na natureza tem fomentado uma procura crescente pelos turistas.
O turismo desportivo e o desenvolvimento sustentável e inclusivo pode ser um instrumento de diferenciação e mitigação da sazonalidade, através de uma oferta abrangente com produtos de Natureza, Aventura, Náuticos, Eventos, Espetáculos, Bem-Estar e de Competição.

O turismo desportivo é um setor que está em forte ascensão, com dois aspetos essenciais para o desenvolvimento do mesmo: a inovação e sustentabilidade. A inovação como o fator mais importante de competitividade para melhores destinos e experiências desportivas.
A sustentabilidade como desafio a ser integrado nas estratégias de desenvolvimento sustentável dos destinos, hábitos de consumo do turismo e outras oportunidades que gerem mitigação das mudanças climáticas.
Além disso, é necessário focar em aspectos como a necessidade de uma boa gestão das instituições públicas para promover o setor, inclusão e diversidade ou o papel das comunidades dos diferentes destinos.
Principalmente neste momento em que se tem observado que o turismo desportivo tem participado na reativação do turismo mundial pós-pandemia, que o potencial deste setor pode beneficiar muitos atores. Importa pois uma maior organização e estratégia nacional para uma verdadeira valorização e potencialização de Portugal, como um dos melhores países do mundo para o Turismo Desportivo.

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