Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Cerca de 100 alunos, professores e monitores de nove escolas do país estiveram presentes no encontro “Escolas Amiga dos Direitos Humanos”, realizado no último fim de semana no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
O evento foi organizado pela Amnistia Internacional. Segundo uma nota, o projeto visou capacitar os jovens e promover a participação ativa de toda a comunidade escolar “a integrar os valores e princípios dos direitos humanos em todas as áreas da vida da escola”, nomeadamente nas relações interpessoais, nas atividades extracurriculares e no ambiente escolar.
A iniciativa envolveu escolas de Moimenta da Beira, Barreiro, Levante, da Maia, Vila Franca de Xira, Paços de Ferreira, Fundão, Ferreira de Zêzere, São João da Madeira e Estremoz.
“O programa incluiu uma visita às Caves Terras do Demo, da Cooperativa Agrícola do Távora, e permitiu que (os grupos) assistissem à atuação dos grupos culturais Dezpassitos, Orquestra CemNotas e Dança Criativa”, acrescenta o comunicado divulgado pela Câmara de Moimenta.
O projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” surgiu no contexto do Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, lançado pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2004.