Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam este fim de semana a Viseu e vão ser recebidos pela Diocese este domingo (3 de abril), a partir das 15h00.
A peregrinação vai ter início na Câmara, no Rossio, em direção à Sé. A Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu promete um percurso com “muitas surpresas”, entre as quais a entrega de uma réplica, benzida pelo bispo D. António Luciano, do logótipo oficial das jornadas que decorrerão em Lisboa no próximo ano, a cada uma das paróquias presentes.
Os símbolos da JMJ, que chegam a Viseu depois de terem passado pela Diocese da Guarda, já percorreram os cinco continentes do planeta e quase 90 países e incluem uma cruz peregrina feita em madeira e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que serão transportados por escuteiros.
Antes, os símbolos serão entregues a uma representação da Diocese de Viseu, com elementos dos setores juvenis dos movimentos católicos existentes naquela diocese, na Sé da Guarda, em cerimónia marcada para as 11h00.
Haverá depois uma missa agendada para as 18h30. À noite, haverá na Sé uma oração com cânticos da comunidade de Taizé, aberta à comunidade, marcada para começar às 20h30.
Na próxima terça-feira (dia 5), os símbolos da JMJ vão passar pelas escolas de ensino superior da região, atravessando o Instituto Piaget (9h00), a Escola Superior de Educação de Viseu (11h00), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (12h30, com celebração às 14h00), a Escola Superior Agrária (14h45) e a Escola Superior de Saúde (16h00).
A visita termina com uma peregrinação a pé até à Universidade Católica, onde os símbolos vão ser recebidos às 16h30. Os símbolos estarão em Viseu até ao final de abril.
A peregrinação que os símbolos da JMJ realizam por todo o país decorrerá até agosto do próximo ano.
Os símbolos estarão em cada diocese nacional durante cerca de um mês e a última a recebê-los será Lisboa, que em agosto de 2023 vai acolher mais de um milhão de jovens para a JMJ, que será encerrada pelo Papa.
Jovens de todo o mundo vão passar por Viseu e Lamego, antes de irem a Lisboa
No próximo ano, Viseu e Lamego estão entre as dioceses que vão receber a iniciativa “Dias nas Dioceses”, que vai acolher milhares de jovens de todo o mundo, de 26 a 31 de julho.
“Os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores” à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), informou hoje a organização deste encontro mundial de jovens que será encerrado pelo Papa.
Entre 26 e 31 de julho de 2023, os participantes dos “Dias nas Dioceses” “vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região. Para esta semana está a ser preparado um programa com cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio”, acrescentou a organização, indicando que “os jovens vão ficar alojados preferencialmente em casas de famílias nas paróquias de acolhimento e em instalações públicas”.
Estes dias, antes da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, vão realizar-se em 17 das 21 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
“As dioceses vão oferecer a sua identidade religiosa e cultural, através de uma proposta criativa da sua realidade. Os movimentos juvenis, como parte da Igreja e das dinâmicas diocesanas, também são chamados a estar presentes e a dar o seu contributo, nesta experiência de acolhimento e partilha”, especifica a organização, acrescentando que os “Dias nas Dioceses” são “um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.