Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O projeto de teleassistência da GNR já está disponível para dez idosos do concelho de Viseu. Os botões SOS foram entregues na manhã de segunda-feira (4 de abril) pelos militares e pela Câmara de Viseu, em Barbeita.
O objetivo é assegurar um acompanhamento de proximidade e permanente a pessoas que estão mais isoladas e vulneráveis, nomeadamente idosos. O número de beneficiários pode ainda aumentar “consoante as necessidades que nos chegam”, admite a vereadora da Ação Social na autarquia, Leonor Barata.
“Os idosos estão nas zonas rurais e em vários locais. Um dos critérios para acederem ao programa têm a ver com a comprovação do estado de isolamento, no sentido em que vivem em zonas de alguma dificuldade de acesso e onde não têm vizinhos próximos”, explicou.
Leonor Barata recorda que cada idoso terá “um aparelho que está ligado ao comando da GNR e, no caso de uma emergência, carregue o botão SOS e entra em contacto direto com a GNR, que tomará as devidas providências”.
“Às vezes, é só uma questão de falar com alguém para perceber o que está a acontecer e vai permitir que os nossos idosos estejam mais seguros em casa, quando estão sozinhos”, acrescentou.
Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Tondela também estão abrangidos pela iniciativa.