Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Foi oficialmente apresentado o Encontro Nacional de Sapadores Florestais que se realiza a 6 de maio, em Vila Nova de Paiva. O evento já tem cerca de 100 inscritos e vai juntar dezenas de elementos das diferentes forças da Proteção Civil.
“Este encontro vai ter outras forças, nomeadamente a Autoridade da Proteção Civil, os bombeiros de Vila Nova de Paiva, a GNR, o ICNF e todas os serviços municipais de Proteção Civil da zona. É importantíssimo valorizarmos também os outros agentes de Proteção Civil, porque os sapadores florestais trabalham envolvidos em rede com outros agentes. Um dos temas que nós colocamos neste encontro é a cooperação, solidariedade e fatrenidade, que são pontos que atualmente precisamos e é preciso reforçar essa cooperação entre todos”, explicou Alexandre Carvalho, secretário-geral adjunto do Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC), que pela primeira vez organiza o encontro.
O encontro é aberto a toda a população e do programa fazem parte diversas iniciativas, como debates e exposições.
“Vamos ter um debate com vários oradores, depois de almoço várias atividades que têm impacto nesta vila ecológica de Vila Nova de Paiva, nomeadamente uma ação que faz a valorização do pinheiro bravo e uma palestra junto ao rio de Paiva sobre os ecossistemas ribeirinhas”, disse.
Pela vila estarão ainda espalhados “meios estáticos da Proteção Civil, do ICNF, da GNR e dos bombeiros. Ou seja, há uma interligação entre estes agentes de Proteção Civil e a população. Como estamos em maio, começa a época dos incêndios e vai haver muita sensibilização para a limpeza dos terrenos, das queimas e queimadas”, acrescentou Alexandre Carvalho.
Autarquia com “orgulho” em receber encontro nacional
A apresentação pública aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. O presidente da autarquia, Paulo Marques, destacou a importância da realização deste evento no concelho.
“É um orgulho para nós que este primeiro encontro seja feito neste concelho, sabíamos que havia outros concelhos interessados mas felizmente conseguimos que aqui seja, porque é um marco importante também para os sapadores mas também para nós, neste nosso primeiro ano para dar um sinal que queremos que as coisas aqui aconteçam, nas mais variadas áreas. Queremos trazer mais gente ao nosso concelho, que visitem e que voltem cá para usufruir das nossas paisagens, gastronomia e natureza”.
Paulo Marques disse ainda que este é um evento que faz todo o sentido trazer para o concelho, lembrando o título de Vila Nova de Paiva como Capital Ecológica.
“Todos os eventos farão sentido, mas começamos por este porque se calhar fará mais sentido neste local, tratar da nossa floresta que é imensa e estamos na capital ecológica”, frisou.