A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O concelho de Cinfães recebeu as primeiras famílias ucranianas. A autarquia aguarda pela chegada de mais refugiados nos próximos dias, garante em comunicado.
A Câmara lembra que tem articulado com o Alto Comissariado para as Migrações para acolher os ucranianos que fugiram da guerra naquele país. No concelho, já vive uma jovem, filha de ucranianos que já foram imigrantes em Portugal, que foi acolhida por uma família há cerca de um mês.
As famílias acolhidas “ficaram alojadas em habitações cedidas por famílias cinfanenses através do banco de casas e alojamento criado pelo Município para acolher refugiados ucranianos”, acrescenta na nota. A autarquia já tinha registadas Ucrânia: Cinfães já tem cerca de 30 casas disponíveis para refugiados
A Câmara garante que disponibiliza apoio logístico, transporte, alojamento, mobiliário e equipamentos, alimentação e meios informáticos e que assegura ainda a integração de crianças e jovens no sistema educativo e o acesso à saúde, entre outros. Numa parceria com os Agrupamentos de Escolas, o município garante, igualmente, o ensino de português aos ucranianos.
A Câmara recorda também que assume as despesas de luz, água e gás enquanto as famílias permanecerem nas habitações e apela à população para que continue a ceder casas e segundas residências ao banco de alojamento, no site da Câmara.