A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Semana Académica de Viseu vai ter, pela primeira vez, um concurso de bandas. Esta é a grande novidade da programação deste ano do evento, que regressa depois de dois anos de interrupção por causa da Covid-19.
A 36.ª edição vai decorrer de 24 a 29 de abril, tendo como palco principal o Pavilhão Multiusos. Já há cartaz da Semana Académica de Viseu e inclui hip hop, funk e música popular portuguesa inclui nomes como Profjam, Plutónio, I Love Baile Funk e Rosinha, além das tradicionais atividades académicas como a Serenata, a Bênção das Pastas e o Desfile Académico.
Na apresentação do programa, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, o presidente da Federação Académica de Viseu, Bruno Faria, justifica a realização do concurso de bandas “porque sentíamos a necessidade e o apelo dos nossos estudantes e isso acaba por ser a melhor maneira de promover os talentos, a arte e a cultura deles”.
“Basta um dos estudantes estudar no Instituto Politécnico, na Universidade Católica ou no Instituto Piaget para que cada banda se possa apresentar e o regulamento sairá dentro de dois, três dias”, acrescenta.
Segundo Bruno Faria, as bandas vão ser sujeitas a votação numa plataforma online onde serão disponibilizadas amostras do trabalho de cada grupo. “No fim, quem obtiver mais votos irá ser anunciado nos três dias antes do evento”, frisa. A banda vencedora irá atuar no dia 29.
De resto, a organização da Semana Académica espera um evento realizado com segurança e garante que vai aconselhar os alunos a usarem sempre a máscara dentro do Multiusos.
“Vamos tentar cumprir com as normas que estão em vigor nessa semana. Se algo que a pandemia nos ensinou, foi termos sempre um plano B. É lógico que vamos tirar as medidas, tentar acautelar e fazer com que as pessoas tentem usar máscara dentro do Pavilhão, apesar de ser um pouco difícil, mas o nosso aviso e o das forças de segurança será esse”, garante Bruno Faria.
Tal como aconteceu em 2019, a organização vai combater o uso de plástico com copos recicláveis. Presente na apresentação, a vereadora da Cultura na Câmara, Leonor Barata, confessou que a cidade já sente falta dos festejos académicos.
“Já temos saudades de ver os estudantes na rua e celebrar a academia e as suas diversas atividades. Para o município, é com muito gosto que vos recebemos aqui, mas é sobretudo um enorme prazer ver-vos e atuar na cidade”, disse a vereadora aos organizadores.
Os bilhetes vão custar entre os 5 e os 11 euros. O orçamento da Semana Académica ronda os 60 mil euros.