Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, recebe, a partir desta sexta-feira (9 de abril), a exposição temporária “Vasco Fernandes: O Retábulo da Catedral de Lamego, 1506-1511”.
A mostra estará patente até 25 de setembro e apresenta cinco das 20 obras que originalmente constituíram o retábulo da Sé de Lamego, produzidas por Vasco Fernandes.
Segundo uma nota do Museu, as cinco pinturas foram cedidas pelo Museu de Lamego, que se encontra em obras, e “destacam-se como o conjunto mais significativo e documentado” da obra de Grão Vasco exposta fora de Viseu.
“A possibilidade de as expor assume um significado especial para o Museu Nacional Grão Vasco, uma vez que permitem apresentar uma narrativa estética, geográfica e cronológica mais abrangente da obra deste extraordinário pintor e, simultaneamente, contextualizá-la, de acordo com a informação histórica que se conhece”, explica a direção do espaço.
As obras foram criadas na altura “a partir das informações expressas no contrato, assinado entre o pintor Vasco Fernandes e o Bispo D. João de Madureira”, frisa o Museu.
A exposição surge a partir da “conjugação feliz de dois fatores: o Museu de Lamego estar em obras de reabilitação e encerrado temporariamente e o facto do Museu Nacional Grão Vasco ter concluído as obras de reabilitação das fachadas e claustro”, permitindo o reforço da notoriedade de Vasco Fernandes e proporcionando aos visitantes um novo olhar sobre a sua obra.
A obra de Vasco Fernandes está hoje dispersa por diversas instituições nacionais, que em conjunto contam, nas suas coleções, com 14 obras expostas no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no Museu do Caramulo, no Museu Nacional Soares dos Reis e no Museu Nacional de Arte Antiga.