Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O homem, de 97 anos, que esta manhã caiu numa fogueira na Quinta do Peso, no concelho de Nelas, tem cerca de 20 por cento do corpo queimado. A vítima, que estava a realizar uma queima de sobrantes, ter-se-á desequilibrado e caiu.
O acidente causou ao idoso “queimaduras de 2º e 3º grau, ao nível dos membros superiores e inferiores e face, na ordem dos 20 por cento do corpo”, explicou ao Jornal do Centro o comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida.
Quando os bombeiros chegaram ao local, o alerta foi dado às 11h42, a vítima, que se encontraria com a filha, “já estava fora da fogueira, com sequelas das queimaduras”.
“Foram feitos os primeiros socorros no sentido de amenizar a situação. Inicialmente tivemos o apoio da SIV [ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM], foi e num curto espaço de tempo foi feito o helitransporte para os Hospitais da Universidade de Coimbra”, disse.
Guilherme Almeida lançou ainda o alerta à população, já que o número de mortes por causa de queimas e queimadas “é bastante significativo”.
“Há números bastante elevados, que devem ser motivo de preocupação. Na situação de hoje, estamos a falar de um senhor com 97 anos que não tem a agilidade e mobilidade de uma pessoa mais nova e depois traduz-se em situações complicadas. São pessoas que durante toda a vida usaram o fogo para a gestão do combustível, mas agora facilmente perdem o controlo”.
Guilherme Almeida alerta para que quem tiver intenções de realizar queimas deve “ou pedirem colaboração ou estarem munidos de alguma salvaguarda para evitar males maiores” porque “ultimamente tem havido situações bastante complicadas e bastantes mortes relacionadas com a realização de queimas”.