Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego promove a integração dos moradores do Bairro Social da Quinta de Santo António, no âmbito do programa “Bairros Saudáveis”.
A instituição tem dinamizado o projeto “Juntos Criamos a Nossa Casa”, em parceria com a Obra Kolping, a Cruz Vermelha, a Junta de Freguesia de Lamego e a Câmara Municipal, num investimento de 50 mil euros.
A técnica social da Misericórdia de Lamego, Sandra Sousa, diz que o projeto “terá três eixos: social, ambiente e urbanístico”. “Delineámos algumas ações a desenvolver com os moradores e o objetivo é capacitar e envolver esta comunidade local para a sua efetiva integração social. Também queremos que eles sintam a pertença ao bairro e dar um novo rosto”, explica.
O projeto pretende apoiar 46 famílias, numa comunidade que é maioritariamente cigana. Sandra Sousa revela que as intervenções no bairro vão incluir a realização de workshops de culinária, costura e danças, bem como a criação de um jardim e uma zona de lazer e ainda a substituição das portas e janelas “das áreas comuns de entrada de cada bloco no bairro”.
“O objetivo aqui é trabalhar nos costumes e na própria cultura e, nesse sentido, já foram envolvidos os próprios moradores”, acrescenta a técnica.
O projeto também vai incidir na reciclagem, através da criação de um compostor comunitário e de alguns ecopontos.