Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Aula Magna do Politécnico de Viseu recebe, esta quarta-feira (13 de abril), a Orquestra de Saxofones do Dão para o Festival de Música da Primavera.
A formação, criada em 2018 e composta por músicos saxofonistas de diferentes gerações, irá atuar tocando obras de compositores como Christopher Bochmann e José Martins, entre outros, depois de realizado um estágio. O maestro convidado é Henrique Portovedo.
A Orquestra de Saxofones do Dão foi formada em 2018 por três saxofonistas (Dulcineia Guerra, Jorge Oliveira e José Magalhães), em Viseu, com o intuito de reunir atuais e antigos alunos de saxofone das diversas escolas, bandas, academias e conservatórios de música da região.
O objetivo da criação da orquestra foi “para fornecer uma via de continuidade à formação dos alunos através da felicidade que a música de conjunto proporciona, tendo em vista a promoção do repertório original para ensemble de saxofone, assim como revisitar obras importantes da história da música e/ou da música tradicional e regional, para além da pretensão de demonstrar a versatilidade do instrumento”.
A formação pretende “aliar o prazer de praticar o instrumento com a responsabilidade e satisfação que a pertença a um grupo musical e artístico proporciona”. Os saxofonistas estão agrupados por orquestras de níveis diferentes.
Desde a sua criação, a Orquestra de Saxofones do Dão tem vindo a realizar estágios, sendo que realiza nesta altura o quinto, tendo em vista a participação em concertos pela região, em diversos momentos do ano. Na orquestra, já estiveram envolvidos mais de uma centena de saxofonistas, de diversas idades e níveis.
O concerto está marcado para as 21h00.
Na quinta-feira (dia 14), a Aula Magna do IPV recebe Abraham Cupeiro e a Orquestra POEMa, também às 21h00.