Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
As aldeias de Covelo (Oliveira de Frades), Fataunços (Vouzela), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Valadares (S. Pedro do Sul) e Várzea de Calde (Viseu) estão em processo de classificação para integrarem a lista de Aldeias de Portugal.
A candidatura está a ser desenvolvida em colaboração com a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), que arrancou com a ação há cerca de duas semanas em duas localidades, Pendilhe e Várzea de Calde.
Segundo a ADDLAP, estas “são as primeiras de um total cinco a serem classificadas, no território, segundo os princípios definidos pela ATA – Associação Turismo de Aldeia”.
Para dar início ao processo, a ADDLAP realizou visitas onde estiveram presentes as técnicas da ADDLAP, da ATA, dos municípios envolvidos, Vila Nova de Paiva e Viseu e juntas de freguesia. Também a comunidade das aldeias de Pendilhe e de Várzea de Calde “irão estar envolvidas nos trabalhos futuros de desenvolvimento do Plano da Aldeia, a implementar por um período de quatro anos”.
“Realizou-se um périplo pelos principais pontos de interesse e uma reunião com a equipa de trabalho. Pretendeu-se envolver e mobilizar a comunidade da aldeia, partilhar oportunidades, lançar desafios, inventariar elementos identitários, recursos existentes, bem como definir futuras fases de trabalho, por forma a definir o plano de valorização para a aldeia, com o envolvimento das forças vivas da aldeia”, explicou a ADDLAP.
Distrito tem 19 “Aldeias de Portugal”
O distrito de Viseu tem atualmente 19 “Aldeias de Portugal”, espalhadas por 15 concelhos. Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão), Covas do Monte (S. P. Sul), Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira ( Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Pena (S. P. Sul), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (S. J. Pesqueira), Souto (Penedono) e Vale de Papas (Cinfães).
Para que uma localidade se torne uma “Aldeia de Portugal” é necessário que cumpra um conjunto de requisitos, nomeadamente interesse natural e cultural; características do edificado e o seu estado de conservação; habitantes e vivência social; acessibilidade rodoviária; estacionamento; serviços de saúde e oferta turística.