Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A população idosa sem capacidade de deslocação e com carência financeira do concelho de Mangualde terá disponível sessões de fisioterapia promovidas pela Câmara Municipal, que anunciou esta quarta-feira (20 de abril) o projeto em parceria com instituições particulares de solidariedade social (IPSS).
“O Município de Mangualde em parceria com as IPSS do concelho encontra-se a desenvolver o projeto “Mobilidade +”. A iniciativa visa a reabilitação física e o envelhecimento ativo da população, através da prestação de serviços de fisioterapia”, afirma num comunicado.
Estas ações destinam-se “à população idosa sem capacidade de deslocação e com carência financeira” de forma a “promover o aumento da qualidade de vida e da mobilidade dos utentes em instituições de baixos recursos com isolamento demográfico”, refere a nota de imprensa.
A “Mobilidade +” tem como objetivo principal “a prestação de serviços de fisioterapia no âmbito da promoção da saúde com fisioterapeutas especializados em terapia manual e envelhecimento ativo”.
“As atividades desenvolvidas no projeto possibilitam que as populações idosas, sem capacidade de deslocação e sem rendimentos, usufruam de tratamentos que lhes permitam obter maior conforto de locomoção”, sublinha a Câmara.
O projeto arranca com “uma avaliação inicial, que vai ter continuidade ao longo do tempo”, e os profissionais farão “tratamentos individuais, classe de movimentos e orientação/capacitação”.
“Esta capacitação consiste em ensinar e adaptar às atividades da vida diária em condições clínicas específicas, nomeadamente, entre outros, AVC, Alzheimer e demências”, especifica a autarquia.
Isto para que “os utentes mantenham o nível de independência”, mas, também para “evitar a síndrome de imobilismo, promover o treino de marcha e equilíbrio, com diferentes graus de dificuldade, e prevenir e melhorar patologias do foro respiratório”.
“Este projeto, que abrange os utentes das instituições selecionadas para a sua implementação, integra uma visita semanal, com duração de uma hora e trinta minutos, onde são implementadas diversas atividades com foco na reabilitação física”, esclarece.
Neste sentido, e de forma a alcançar esta faixa etária, a Câmara Municipal de Mangualde (distrito de Viseu) definiu “as IPSS que se vão envolver no projeto, permitindo, também, identificar as pessoas com maior carência e dificuldades motoras”.
Participam no “Mobilidade +” o Centro de Dia de Chãs de Tavares, o Centro Social e Paroquial de Abrunhosa-a-Velha, a Associação de Solidariedade Social de Contenças de Baixo, o Centro Social de Fornos de Maceira Dão, o Centro Paroquial da Cunha Baixa e o Centro Paroquial de Alcafache.