Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
As obras de requalificação na Estrada Nacional (EN) 229 já têm concurso público aberto. A empreitada da EN229–IP5/Parque Empresarial do Mundão, que está já em Diário da República, tem um investimento estimado de 11,6 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias. Uma intervenção que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na vertente das Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias.
Esta requalificação tem como objetivo a criação de uma nova ligação entre a A25/IP5 e a EN 229 na Zona Empresarial do Mundão, intervenção que se complementa com a empreitada para a “Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu / Sátão”, também integrada no PRR, já com contrato assinado.
“A empreitada lançada consiste na construção de um troço com uma extensão de cinco quilómetros, que se inicia num novo Nó de ligação ao antigo IP5 (aproximadamente ao Km 95,500) e termina na atual rotunda existente ao km70, da EN229, atravessando as freguesias de Rio de Loba, Santos Evos, Mundão e Cavernães, no concelho de Viseu”, explicou a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado.
A IP explicou ainda que “o novo troço a construir tem como objetivo melhorar as condições de mobilidade e segurança, bem como reduzir o tempo de percurso, principalmente de veículos pesados, ao referido parque empresarial”.
Este investimento contribuirá “para a efetiva promoção das acessibilidades rodoviárias, permitindo em simultâneo reduzir custos de contexto, fomentando a competitividade da região onde se insere, bem como das empresas que neles se fixem”, refere.