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O Rali de Mortágua está de regresso e volta à estrada esta sexta-feira e sábado (29 e 30 de abril).
A prova vai contar para os Campeonatos de Portugal de Ralis 2RM, Centro Ralis, Clássicos Ralis, Promo de Ralis, Júnior Team e Peugeot Rally Cup Ibérica. A competição tem ainda uma prova extra, aberta a pilotos que se inscrevam, mas fora dos campeonatos.
Na apresentação que decorreu recentemente nos paços do concelho de Mortágua, o presidente da Câmara revelou que o rali tem algumas novidades nesta edição. “Este ano, o Rali de Mortágua sofreu algumas alterações, umas que nos foram impostas e outras que foram por nós promovidas e que têm a ver com o esforço contínuo de melhoria do nosso rali”, explicou.
O parque de assistências foi relocalizado e foi ainda construída uma zona de espetáculo, “que permitirá aos espetadores ver os carros de rali durante cerca de dois quilómetros do percurso”.
Na apresentação do rali, o autarca mostrou-se ainda insatisfeito por a prova não contar para o Campeonato Nacional dos Ralis, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores. Ricardo Pardal referiu que a exclusão da prova do calendário nacional deve ser motivo de reflexão “para todos os que vivem ralis e decidem nessas provas”.
“Os ralis não são só a Federação, os pilotos e os clubes. As autarquias e, sobretudo, o público e os amantes dos ralis também devem ser ouvidos nestes processos”, afirma.
A sessão de apresentação decorreu nos paços do concelho de Mortágua. A prova é organizada pelo Clube Automóvel do Centro.
Na agenda, também vai haver o regresso da tradicional Super-Especial noturna, que marca a abertura da prova, tendo como palco as rotundas junto a Vale de Açores e à Estrada Nacional 234. As outras classificativas são Mortágua, Laceiras e Aguieira, esta última coincidente com o troço do Rali de Portugal.
No total são oito classificativas, das quais seis em piso de terra e duas em piso de asfalto, e todas com dupla passagem.