Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Museu do Quartzo, em Viseu, vai receber a partir deste sábado (30 de abril) duas novas exposições dedicadas ao quartzo e ao planeta Terra.
“Berço de Quartzo” e “Vendo o Planeta Terra: nos ombros de Gigantes” são os nomes das mostras que vão estar patentes no museu que comemora este ano o seu 10.º aniversário. A inauguração está marcada para as 15h30.
Segundo uma nota da Câmara, a exposição “Vendo o Planeta Terra: nos ombros de Gigantes” oferece a oportunidade de os visitantes poderem conhecer “mais de 100 metros quadrados de atividades interativas que misturam conceitos como roldanas, alavancas, Arquimedes, eletricidade, ciclo hidrológico, zonamento interno da Terra, entre muitos outros”.
“Esta exposição convida todos os interessados a descobrir, não só os fundamentos de alguns processos simples (como o funcionamento dos sistemas de alavancas, dos circuitos elétricos ou das transições de fase da água), mas também a forma como este conhecimento nos permite compreender melhor o ciclo hidrológico, as tempestades, o funcionamento do nosso corpo ou a estrutura interna da Terra”, explica a autarquia.
Já a exposição “Berço de Quartzo” celebra o 10.º aniversário do Museu do Quartzo e apresenta a evolução do projeto, desde o abandono da exploração do Monte de Santa Luzia até ao nascimento do espaço museológico, narrando a sua história.
A mostra consiste também numa homenagem ao professor Galopim de Carvalho “pela conceção do projeto de recuperação do Monte de Santa Luzia, em 1990, que resultou na aceitação deste espaço natural como um local de interesse mineralógico e geológico a valorizar e conservar”.