Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Festival de Imagem de Natureza está de regresso a Vouzela, entre 06 e 08 de maio, com novo nome, “Insitu”, e com a participação de 11 fotógrafos, dois dos quais espanhóis, anunciou a Câmara Municipal.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, a iniciativa “irá reunir grandes nomes nacionais e internacionais da fotografia de natureza, num encontro onde o trabalho de cada profissional será partilhado através de palestras, apresentações de livros e exposições”.
A edição deste ano, anuncia, conta com a participação de “11 fotógrafos, nove portugueses: José Fragozo, Carlos Rio, João Ferreira, Cláudia Costa, Luís Ferreira, Daniel Pinheiro, Luís Pinheiro, Nuno Vasco Rodrigues, Luís Afonso, e dois espanhóis: Egoitz Icaza e Antonio Caño”.
A Câmara refere que, “depois de uma paragem de um ano, o festival regressa em 2022 com um novo nome – Insitu -, numa designação que remete para um contexto pleno de elementos únicos e intrínsecos de um determinado local, que no seu conjunto lhe conferem uma identidade própria”.
“Aplicado ao território vouzelense, berço da XI edição do Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, o Insitu pretende enaltecer os elementos identitários e endógenos do território, nomeadamente os seus abundantes valores naturais, promovendo a sua preservação e valorização”, justifica.
Assim, para além das palestras que os fotógrafos que participam nesta edição vão promover, no Cine Teatro João Ribeiro, o programa também conta com várias exposições em diversos locais de Vouzela.
A “Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano”, estará patente no museu municipal e “reúne as melhores imagens enviadas ao concurso”, explica a nota de imprensa, e a “Endémico: Património Natural”, uma exposição coletiva, que pode ser vista na Praça Moraes de Carvalho.
É possível ainda visitar a mostra “Vouga-Caramulo”, da autoria de Pedro Souto e Melo, patente na Alameda D. Duarte de Almeida, e ainda a exposição fotográfica “Savana”, de José Fragoso, na Sala Binaural.
No dia da abertura do festival, 06 de maio, pelas 21:30, no Cine Teatro João Ribeiro, decorre também a entrega de prémios “Generg Fotógrafo de Natureza do Ano” e do “Concurso Juvenil Insitu”, com a apresentação de Bárbara Pais.
Com o apoio da Generg, o Festival de Imagem de Natureza é uma organização da Câmara Municipal de Vouzela (distrito de Viseu) e da comissão Insitu, que “tem como grande objetivo a promoção e conservação da natureza através da imagem”.
Segundo a nota de imprensa, a Insitu enquadra-se “na estratégia do município de valorização do Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela) e dos seus recursos” e “é também uma das iniciativas de excelência, no âmbito do PROVERE [Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos] iNature, que financia o evento”.