A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Henrique Amoedo vai ser o novo diretor artístico do Teatro Viriato. O anúncio foi feito esta sexta-feira (29 de abril) pela direção do Centro de Artes e Espetáculo de Viseu (CAEV), que gere o espaço cultural.
O coreógrafo e diretor da companhia Dançando com a Diferença vai assumir o novo cargo a partir de domingo (1 de maio).
O nome surge quase dois meses depois da saída de Patrícia Portela, que saiu em finais de janeiro. Inicialmente, o CAEV tinha admitido que até ao final de março o nome seria conhecido, mas só agora foi dado a conhecer.
Em comunicado, o CAEV, liderado por Paula Garcia que já foi diretora artística do Teatro Viriato, lembra que Henrique Amoedo “tem, ao longo dos últimos anos, colaborado em diferentes projetos do Teatro Viriato”, que acolhe atualmente um núcleo do Dançando com a Diferença, que junta pessoas com e sem deficiência.
Recorda, ainda, que, com o Dançando com a Diferença, foram lançadas “as sementes de um relevante trabalho artístico, pedagógico e de sensibilização para a inclusão social”, que se traduziu na apresentação de espetáculos como “Endless”, “Gabo” e “O Barulho Ensurdecedor do Silêncio” e de outros projetos. “Esta relação de cumplicidade tem sido acolhida com sucesso, quer pelo público, quer por entusiastas da dança, quer por escolas e instituições”, pode ler-se na mesma nota.
O Dançando com a Diferença começou a apresentar-se no Teatro Viriato em 2014 e criou o núcleo de Viseu em 2017.
O anúncio do novo diretor artístico foi feito no Dia Mundial da Dança, “disciplina à qual a história do Teatro Viriato está desde sempre relacionada”. “A partir de 1 de maio, começaremos a trabalhar em conjunto na materialização da sua visão artística para o Teatro Viriato, na companhia de parceiros, artistas, amigos, mecenas e equipa”, acrescenta o CAEV.
Professor, formador e coreógrafo, Henrique Amoedo fundou o Dançando com a Diferença em 2001, na Madeira, e criou o conceito de dança inclusiva, visando a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade através da dança.
“Tem realizado diferentes iniciativas no âmbito educativo e artístico, em Portugal e no estrangeiro, bem como tem realizado a coordenação e/ou direção artística de projetos em diferentes âmbitos ligados às artes performativas”, recorda o CAEV sobre o percurso de Henrique Amoedo.
O CAEV refere que, em breve, decorrerá uma conferência de imprensa em que será apresentado o novo diretor artístico.