Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A freguesia de São Cipriano, em Resende, conhecida como a “Aldeia da Música”, vai fazer uma geminação musical com Fermentelos, a “Vila da Música” situada no concelho de Águeda. A geminação vai ser concretizada este sábado (7 de maio).
Ambas as localidades partilham em comum o facto de terem duas bandas filarmónicas com o mesmo nome, além de ranchos folclóricos. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Junta de Freguesia de São Cipriano, Aires Ferreira, explica que as duas localidades têm muito em comum. A ideia surgiu “numa visita de Fermentelos a São Cipriano, através da banda ‘A Nova’ num encontro que se realizou aqui”.
“Nós já eramos a ‘Aldeia da Música’ e sugeri ao presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos para que pedissem o registo da marca ‘Vila da Música’. Ela foi pedida e concedida e eles são a ‘Vila da Música’ e nós a ‘Aldeia’. A partir daí, prosseguimos para a geminação”, afirma.
Segundo acrescenta, Fermentelos tem “duas bandas, por sinal a ‘Velha’ e a ‘Nova’”, enquanto São Cipriano também tem outras bandas com os mesmos nomes. “Eles têm dois ranchos folclóricos e nós também temos. E eles têm um gosto pela música tradicional portuguesa e nós também. Então, achámos engraçado partir para a geminação”, diz.
O protocolo de geminação esteve para ser assinado antes, mas a pandemia impediu a assinatura do acordo. Aires Ferreira fala ainda das vantagens que este estreitar de laços pode ter para a aldeias e vila da música a nível da gastronomia e do turismo, entre outras áreas.
“Vamos tentar fazer estágios entre músicos de Fermentelos e de São Cipriano e intercâmbio entre as juntas para que possamos engradecer. Na gastronomia, a especialidade deles é o leitão, enquanto temos o anho assado e podemos partilhar. No fundo, é para tentarmos partilhar o que eles e nós temos de bom”, afirma.
A assinatura do protocolo será feita em Fermentelos, durante as comemorações do 94.º aniversário da elevação da localidade a vila.