Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O tempo bom e seco vai manter-se nos próximos dias na região de Viseu, com máximas acima dos 30 graus um pouco por todo o distrito.
Esta segunda-feira (9 de maio), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Viseu vai registar máximas de 29 graus e mínimas de 14º. O IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado e uma pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e Centro e na região Sul.
No entanto, as temperaturas vão ser mais elevadas esta semana nalguns concelhos. Armamar, Moimenta da Beira, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul e São João da Pesqueira estão entre os municípios cujos termómetros vão estar acima dos 30º nos próximos dias. Tabuaço poderá chegar mesmo aos 33º hoje e 34º nesta terça-feira (dia 10).
Nesse mesmo dia, Viseu vai subir para os 30º de máxima. Na quarta-feira (dia 11), a máxima desce para os 27º e, na quinta-feira (dia 12), ela vai chegar aos 29º. Na sexta-feira (dia 13), Viseu volta aos 30º.
No fim de semana, o tempo vai manter-se agradável, mas com uma descida das máximas para os 29º no sábado (dia 14) e os 27º no domingo (dia 15). Entretanto, todo o Portugal continental estava no final de abril em situação de seca, a maior parte em seca moderada, incluindo o distrito de Viseu.
Em abril, a região teve, em média, máximas de 16,7º e mínimas de 5,9º, de acordo com o último boletim meteorológico do IPMA. A temperatura máxima mais elevada no distrito foi registada no passado dia 16, com 25,1 graus. O valor médio da temperatura média do ar foi calculado em 13.38º e foi superior ao valor normal para abril.
No último dia do mês passado, 8,5% estava em seca fraca e 4,3% em seca severa. Não se registava seca extrema.
De acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível na página do IPMA, mantém-se assim a situação de seca meteorológica em todo o território, com diminuição da área em seca severa, estando agora grande parte do continente na classe de seca moderada.
No final de março, Portugal continental tinha registado um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema.