A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O projeto de recuperação da Casa da Calçada, em Viseu, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. O galardão foi atribuído na passada terça-feira (10 de maio), na categoria de Intervenção de Restauro.
A Casa da Calçada, situada no centro histórico de Viseu e construída no século XVIII, acolhe agora o Museu Keil Amaral, um projeto que teve início ainda no último mandato de Fernando Ruas antes de sair da Câmara em 2013. Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia disse ter visto a premiação com “grande orgulho”.
“Tenho muito orgulho em falar disto porque foi uma casa que recuperei no último período em que estive aqui. Fomos nós que, ainda comigo, instalámos ali o Museu Keil Amaral e, passado este tempo todo, é reconhecido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que é de grande prestígio”, afirmou.
A reabilitação esteve a cargo da empresa municipal Viseu Novo SRU, num investimento de meio milhão de euros. O Museu Keil Amaral foi inaugurado em 2021 pelo anterior executivo camarário.
Fernando Ruas enalteceu ainda o facto de o projeto da Casa da Calçada ter sido elaborado “por um arquiteto que é quadro da Câmara”. “Nem sequer recorremos ao exterior porque o arquiteto que fez o projeto é quadro da SRU”, acrescentou o autarca.