Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Nelas, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira e Mangualde vão receber oficinas de cocriação de artesanato associado à região Viseu Dão Lafões, entre os dias 8 e 15 de junho.
O projeto CRAFT – Turismo Criativo Viseu Dão Lafões, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), vai promover estas oficinas a pensar em participantes que tenham competências criativas e de design. As inscrições estão abertas e as oficinas serão gratuitas, decorrendo entre as 15h00 e as 19h00.
“Estes workshops, abertos ao público em geral, pretendem reinterpretar matérias primas tradicionais e desenvolver novas abordagens estéticas e modos de aplicação das mesmas. Aqui, os participantes, acompanhados por mestres artesãos locais, são desafiados a entrar em contacto e experimentar várias técnicas artesanais”, explicam os organizadores do projeto.
As sessões arrancam dia 8 com uma oficina de ferro e vidro no antigo Balneário dos Ingleses, em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas. Seguem-se as oficinas dedicadas à cestaria (dia 9 em Penalva do Castelo), ao têxtil (dia 14 na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira) e à cerâmica (dia 15 no Ateliê Sérgio Amaral, em Mangualde).
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, refere que o objetivo é “estruturar, no nosso território, uma experiência turística de âmbito cultural ímpar, capaz de afirmar Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência”, frisando que a CIM está “empenhada em promover o património associado às artes e ofícios tradicionais, enquanto fator de diferenciação e competitividade turística”.
“Com esta iniciativa a CIM e os seus parceiros pretendem começar a envolver a comunidade local e abrir portas a outros interessados neste projeto, muito focado na capacitação dos agentes ligados ao artesanato”, concluiu. Já o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, acrescenta que o projeto visa “atrair novos públicos através da oferta estruturada de experiências criativas e inovadoras de turismo cultural”.
O CRAFT assume-se como “um projeto de valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato, do saber-fazer à criatividade, que conta com a participação ativa das comunidades de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas”.