A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Câmara de Cinfães anunciou que vai continuar a oferecer transporte escolar para os alunos que vivem a mais de dois quilómetros das escolas do concelho.
O executivo, presidido pelo socialista Armando Mourisco, aprovou recentemente o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022/2023 em reunião. O documento, afirma a autarquia, “prevê a continuidade da oferta do transporte para todos os alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário”.
A medida, Cinfães oferece transporte a alunos que vivam a dois quilómetros das escolas, vai beneficiar cerca de 200 alunos residentes nos lugares do Couto, Girassol, Fonte Coberta, Travassos, Cidadelhe, Paúves, Cruz de Bouças e Cemitério/Vila Chã.
“De acordo com a legislação em vigor, apenas os alunos que residem a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino têm direito ao transporte gratuito, mas no ano letivo anterior o Município alterou a distância para dois quilómetros”, salienta o executivo de Cinfães.
Os encargos financeiros são assegurados na totalidade pelo município, num investimento próximo dos 850 mil euros.
O objetivo, acrescenta a Câmara, passa pelo combate ao abandono escolar e pelo apoio às famílias do concelho, poupando no orçamento para as deslocações.
A Câmara revelou, por isso, algumas contas, sendo que, segundo o município, uma família da Gralheira poderá poupar 1.004 euros por aluno. “No caso de Escamarão, a poupança é na ordem dos 754 euros e em Nespereira é de 659 euros”, acrescenta.