Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A presidente da Câmara de Tondela apelou à secretária de Estado do Turismo para que a tutela apoie a requalificação do antigo sanatório do Caramulo. O repto foi feito na quarta-feira (18 de maio), na visita feita pela governante Rita Marques, que passou pelas antigas estâncias sanatoriais onde antes se fazia o tratamento da tuberculose.
Segundo Carla Borges, o antigo sanatório infantil do Caramulo já tem um projeto para que seja instalado um museu do brinquedo. Já o grande sanatório .
“Se não houver ajuda do Estado central, é de todo impossível que nós, por muito resilientes que sejamos, consigamos ir ao encontro daquilo que é a necessidade de requalificarmos estes edifícios para que o Caramulo se torne um produto turístico integrado”, explicou a autarca.
A presidente da autarquia frisou que o objetivo passa por criar “uma rede de museus, com várias experiências, para que os visitantes possam acrescentar àquilo que é o desfrutar da natureza a vivência cultural e artística, ligada ao setor automóvel, bem como a outras áreas”.
No Caramulo, da antiga Estância Sanatorial, num investimento estimado em cerca de 400 mil euros com o objetivo de dar a conhecer como era a vila, os sanatórios e o tratamento da tuberculose. Carla Borges também realçou a importância da necessidade de um auditório que será construído no antigo sanatório “para receber grupos empresariais”.
Em resposta, Rita Marques deixou a garantia de que será realizada uma futura visita técnica “para que se possa fazer um estudo que averigue quais os melhores instrumentos financeiros aplicáveis na requalificação dos edifícios”. A secretária de Estado do Turismo também se mostrou sensível aos projetos destinados ao Caramulo.
Carla Borges defendeu também, perante a secretária de Estado, o investimento feito pela autarquia de Tondela na vila do Caramulo durante os últimos anos, “quer ao nível da requalificação urbana, quer ao nível da rede de saneamento e abastecimento de água, que está em fase de conclusão”, num investimento superior a três milhões de euros.
As afirmações foram ditas durante a visita que também contou com o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e que teve início no recentemente inaugurado Caramulo Experience Center, criado pelo Museu do Caramulo.