Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O município de Carregal do Sal inaugura este sábado (21 de maio) o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) e estruturas de apoio ao desporto, num investimento total superior a 700 mil euros, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.
“É a concretização de dois objetivos e estamos felizes por isso. Pelos animais que vemos com satisfação que têm tido muita gente interessada na sua adoção, o que é sinal de que estamos a conseguir, não só tratá-los como também a torná-los aprazíveis para adoção”, destacou Paulo Catalino.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal disse que o CROA envolveu “um investimento de 275 mil euros, sendo que 50 mil foram de investimento público” e foi feito no seguimento de “uma série de medidas” desta natureza, como o acesso dos animais ao Parque Alzira Cláudio, “porque estavam impedidos de lá entrar”.
“A experiência já nos mostrou que as pessoas são muito cumpridoras e tem corrido muito bem, apesar dos medos iniciais”, reconheceu.
Com a construção do CROA, o autarca considerou que “é a dignidade do animal” que está em causa, assim como “uma maior possibilidade de ele ser adotado” pelas pessoas, o que deixa o executivo municipal “muito satisfeito”.
O CROA tem capacidade para 50 caninos e 12 felinos, mas, atualmente “está já habitado por cinco felinos e 41 caninos” e é o primeiro canil municipal do concelho.
“Este tipo de instalações podia até ter um âmbito mais regional, teria muito mais sentido juntarmo-nos com dois ou três concelhos” e dispor de “um canil que pudesse ter até mais respostas”, indicou.
Neste sentido, o autarca defendeu que, “no futuro, estruturas deste género sejam pensadas supramunicipalmente” e, a título de exemplo, aponta o canil, onde, “em vez de todos terem um médico e enfermeiro veterinário, uma só estrutura para todos teria mais recursos disponíveis”.
A outra obra a ser inaugurada, também com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, “é a bancada Vítor Abrantes, antigo atleta e dirigente do Clube de Futebol de Carregal do Sal”.
“A bancada tem também uns balneários que eram necessários para o nosso concelho. Penso que foi a última bancada a ser feita no distrito, porque acho que era o único concelho que não tinha uma bancada para se assistir aos jogos”, disse.
Paulo Catalino admitiu que a estrutura “era uma vontade com quase 60 anos e que agora se materializa” uma vez que “há 60 anos que se solicitava a realização destra bancada e finalmente concretiza-se nesta parceria conjunta com o clube, o município e o Estado”.
A obra implicou um investimento de “cerca de 505 mil euros, sendo que, desses, o Estado comparticipou em 150 mil, o clube em 75 mil euros e o restante foi investimento municipal”, especificou o autarca.
“Para nós é uma grande satisfação ter esta inauguração. Estamos a servir cerca de 190 jovens, o que é extremamente importante para um concelho como o nosso, e tendo estes jovens a praticar desporto não os temos à frente de um computador”, considerou.
O médico de formação sublinhou ainda a “importância desta prática saudável e também pela socialização que é fundamental para todos estes jovens” e que os balneários e a bancada com 300 lugares, “vão refletir-se no bem-estar diário dos jovens e de quem vai assistir” aos jogos.
Estas duas obras, reconheceu Paulo Catalino, transitaram do mandato anterior, liderado por Rogério Abrantes, e, “para serem inauguradas ainda este ano, o novo executivo fez apenas uns pequenos melhoramentos”.