Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O Cine Clube de Viseu vai organizar, em junho, um novo ciclo de cinema dedicado a cartas de amor e amizade. “Segue por Carta” é o nome da iniciativa que arranca no dia 2, apresentando quatro filmes.
O ciclo começa com “Correspondências” de Rita Azevedo Gomes, que retrata sobre a amizade entre os escritores Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, que trocaram entre si uma conversa constante por correspondência durante duas décadas.
Apesar de ter sido forçado a sair do país e de se instalar no Brasil e depois nas Américas para nunca mais regressar, os dois autores não deixaram desvanecer a sua amizade.
O diálogo entre Sophia e Sena sobre Portugal e a vida nos anos 60 e 70 foi transformado num filme-ensaio onde as cartas são lidas pelas vozes de Eva Truffaut, Pierre Léon, Rita Durão, Luís Miguel Cintra e Anna Leppänen, entre outros.
A 9 de junho, será exibido “As Noites Brancas do Carteiro”, do cineasta russo Andrei Konchalovsky. O filme mostra a vida de uma pequena aldeia remota separada do mundo exterior, com apenas um barco para conectar a sua aldeia remota ao continente.
Os habitantes do Lago Kenozero vivem numa comunidade pequena, onde todos se conhecem e produzem apenas o necessário para a sobrevivência. O carteiro da vila é a única conexão com o mundo exterior, contando com a sua lancha para fazer a ponte entre as duas civilizações.
No dia 16, o Cine Clube apresenta “Noite Incerta” de Payal Kapadia, que conta a história de uma jovem estudante e do seu amante que se separam e trocam cartas entre si, adivinhando o clima de mudanças drásticas a acontecer no país e na sociedade que os rodeiam.
A 23 de junho, é exibido “A Loja da Esquina” de Ernst Lubitsch. O filme dos anos 40 conta a história de dois modestos colegas de trabalho que se veem todos os dias na loja, sem suspeitarem que trocam um com o outro uma correspondência amorosa.
O final de temporada é assinalado no último dia de junho com uma sessão especial do aclamado “Flee – A Fuga”, uma longa-metragem documental de animação que conseguiu o feito inédito de ser nomeada, simultaneamente, aos Óscares de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme de Animação e Melhor Documentário de 2021.
As sessões estão marcadas para as 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu.