Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Dois grupos de alunos do Agrupamento de Escolas Serpa Pinto, em Cinfães, deslocaram-se na última semana ao estrangeiro em dois projetos Erasmus.
No âmbito do projeto “Together… in the Winds of Change”, coordenado pela escola de Cinfães e que junta cinco estabelecimentos de ensino de Portugal, Itália, Letónia, Roménia e Turquia, seis alunos e dois professores foram à escola Incukalns Pamatskola, da Letónia, onde se encontraram com alunos das escolas envolvidas e participaram num conjunto alargado de atividades visando o desenvolvimento de competências sociais, culturais e linguísticas.
Durante uma semana, os alunos realizaram atividades artísticas (música, dança e pintura), desportivas (polo aquático, hóquei de mesa, slide, downhill e jogos tradicionais), culturais (ligadas às tradições, história e gastronomia de Letónia) e outras “que permitiram o reforço da cooperação e multiculturalidade entre alunos de países tão diferentes e geograficamente tão distantes uns dos outros”.
A semana foi também marcada por visitas às cidades de Riga e Sigulda, a monumentos letónios e ao Motormuseum, um dos maiores museus dedicados aos carros antigos.
Neste evento, os alunos também participaram em diversas aulas e num evento ligado à Proteção Civil, que serviu para melhorar as competências de inglês. A próxima saída Erasmus no âmbito deste projeto está marcada para novembro na Turquia.
Já um outro grupo de oito alunos e duas professoras deslocaram-se ao Collège Marcel Pagnol, em Noyen-sur-Sarthe (França), no âmbito do projeto “Living in a Rural Area”, que integra mais três escolas de França, Espanha e Eslováquia.
Durante a semana, os alunos portugueses dinamizaram, com os seus parceiros dos outros países participantes no projeto, “um variado leque de atividades relacionadas com a partilha de tradições e costumes rurais das quatro vilas envolvidas no projeto”.
Os jovens visitaram a fábrica de bolachas La Sablésienne, a vila de Fillé-sur-Sarthe, onde passaram por um moinho antigo onde aprenderam a fazer pão seguindo uma receita tradicional francesa, e o parque temático Puy du Fou, onde assistiram a vários espetáculos, além de atividades desportivas.
Segundo o Agrupamento de Escolas de Cinfães, nestas duas saídas Erasmus, “a alegria e a partilha foram constantes entre alunos e professores dos vários países, tendo os alunos experienciado inúmeras situações de aprendizagem que serão disseminadas na sua escola de origem”.
A instituição de ensino lembra que tem apostado “na promoção de projetos Erasmus e eTwinning, numa lógica de reforço do desenvolvimento integral dos seus alunos”, permitindo aos alunos passarem semanas em países diferentes. Durante o atual ano letivo, 36 alunos de Cinfães já participaram numa saída Erasmus.