A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identificação de Género (AMPLOS) lançou guias para ajudar pais e profissionais de educação a compreenderem questões de género e identidade. Os guias foram apresentados na Biblioteca Municipal de Viseu, esta terça-feira (24 de maio), pela psicóloga Ana Silva.
A preocupação social da aceitação do género ou identidade tem sido um assunto cada vez mais falado e, por isso, estes guias surgem como ponto de partida para reflexão, desconstruir crenças e estereótipos pré-concebidos de forma a promover a inclusão social e a igualdade dos direitos humanos.
O projeto “Ampliando Famílias” foi criado em janeiro de 2020 ano e baseou-se na recolha de informações através de entrevistas individuais com pessoas e famílias LGBTI+. Foram depois elaborados três guias: Guia para intervenientes na ação comunitária e na comunidade escolar sobre orientação sexual e identidade de género; Guia para famílias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais (LGB+) e Guia para famílias de pessoas trans.
Os guias dirigidos às famílias pretendem dar apoio aos encarregados de educação de crianças que se expressam em termos de género e identidade, bem como todas as famílias interessadas em conhecer mais sobre o tema para apoiar e tornarem-se aliadas ao movimento. Já o guia virado para a comunidade tem como objetivo ser um documento complementar orientador para apoio aos profissionais de educação.
Apresentam algumas ideias e reflexões em torno de perguntas frequentes sobre esta temática e disponibilizam diferentes recursos para o seu esclarecimento.
As pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais (LGBTI+) continuam a ser vítimas de discriminação na Europa. A proteção dos direitos das pessoas LGBTI+ e a luta por uma sociedade mais justa e igual é a prioridade da AMPLOS.
A associação AMPLOS é a primeira iniciativa portuguesa a mobilizar as famílias de pessoas com uma orientação sexual diferente. Desempenha funções como: apoio aos pares, apoio psicológico, intervenção em decisões públicas, projetos LGBTI+ e a defesa de direitos humanos.
*Margarida Almeida (em estágio curricular)