Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A freguesia de Marmeleira, no concelho de Mortágua, assinou o protocolo de adesão à rede das Aldeias de Portugal. A assinatura teve lugar junto às ruínas da Capela da Nossa Senhora do Carmo.
O protocolo foi subscrito pela Associação de Turismo de Aldeia, pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia da Marmeleira, que é uma das 19 aldeias do distrito de Viseu que integram o projeto.
Segundo o município de Mortágua, estão previstas diversas atividades com a participação das associações da freguesia, tendo já decorrido a Romaria da Nossa Senhora do Amparo, seguida de merenda partilhada, uma tradição que foi recuperada pela Associação da Ferradosa.
A Feira do Pão, nos dias 18 e 19 de junho, e a Festa de São Miguel, a 2 de outubro, são outras das atividades programadas.
A integração na rede Aldeias de Portugal “confere uma certificação e distinção às aldeias que preservam e valorizam o seu património (material e imaterial) e em que existe um envolvimento da comunidade em torno da afirmação da sua identidade, através das manifestações, tradições e vivências que caracterizam e distinguem o modo de ser e de viver da sua comunidade”.
“A Marmeleira constitui o núcleo central do plano de desenvolvimento associado a este estatuto, prevendo-se um conjunto de ações que promovam e potenciem os recursos existentes, como seja a requalificação do espaço envolvente à antiga Capela da Nossa Senhora do Carmo”, acrescenta o município de Mortágua.
A certificação tem a duração de quatro anos.