O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Ferreira de Aves corre um sério risco de descer aos distritais por não cumprir todos os requisitos enquanto clube formador. Esta é uma das exigências da Federação Portuguesa de Futebol para os clubes se manterem no Campeonato de Portugal.
Numa altura em que no futebol do distrito este assunto se discute, Alexandre Alves, presidente do Sport Lisboa e Nelas lamenta esta situação. O dirigente pede à Federação Portuguesa de Futebol que seja mais tolerante com a exigência feita aos clubes na área da formação, sobretudo os do interior. “Temos falta de juventude. Os clubes do interior vão ficar em desvantagem com os do litoral. O que acontece é que a Federação tem de olhar para estes clubes e, de certa forma, ir dando tolerância porque não vai ser fácil. O caso do Ferreira de Aves não vai ser virgem no país. Este ano é o Ferreira de Aves, para o ano vai haver outros Ferreiras de Aves. Vai ser muito difícil para os clubes desenvolverem o desporto sustentados na formação”, referiu Alexandre Alves.
Entretanto o Nelas tem, nos últimos anos, organizado um torneio de formação onde junta jovens de vários escalões. O presidente do clube garante continuar a lutar por ser um clube formador, mas a falta de crianças pode dificultar essa vontade. “As vilas cada vez têm menos juventude e nós não somos diferentes dos outros. Fazemos parte de um concelho que têm uma atividade na formação muito forte. Temos o Canas de Senhorim, o Nelas, o ABC de Nelas. Isso envolve muita criança. Chegamos à conclusão de que não dá para todos, como se costuma dizer”, lamenta Alexandre Alves.
Apesar das dificuldades, o dirigente do clube que joga a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu mostra-se confiante de que, com o abrandar da pandemia, o Nelas vai conseguir ampliar os escalões de formação na próxima temporada.