Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Sernancelhe vai passar a ter ensino superior a partir do próximo ano letivo. A Câmara Municipal, a Escola Profissional local e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinaram esta quinta-feira (2 de junho) um protocolo que estabelece o funcionamento, a partir de setembro, de dois cursos técnicos superiores profissionais no concelho.
“Intervenção Social e Comunitária” e “Sistemas e Serviços de Telecomunicações” são os nomes dos dois cursos superiores que serão lecionados em regime pós-laboral no edifício da Escola Profissional de Sernancelhe. As candidaturas poderão ser realizadas já neste mês de junho e ambos os cursos vão ter 20 vagas.
“É um momento histórico para o concelho de Sernancelhe”, disse Carlos Santiago, presidente da autarquia. O autarca elogiou também a “visão estratégica” da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e do Politécnico de Viseu “ao expandirem a sua presença no território, dando oportunidades únicas a quem pretende valorizar-se profissionalmente, criando também novos quadros para o nosso tecido empresarial que tanto depende de profissionais qualificados”.
“O concelho e a Escola Profissional tudo farão para que estes cursos sejam um sucesso e constituam uma alternativa sólida e de qualidade para quem quer prosseguir os estudos académicos, sem ter de se deslocar para os grandes centros e, muito importante, podendo estudar enquanto trabalham”, acrescentou.
O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Miguel Mota, salientou a colaboração que foi essencial para “podermos assinar este protocolo” e destacou “o empenho do município e o envolvimento de mais de duas dezenas de empresas do concelho e da região que acolherão os estagiários que frequentarem estes cursos”.
Já José Costa, presidente do IPV, disse que esta nova parceria significa “o reconhecimento da dinâmica económica que o concelho tem conhecido, e que vai ao encontro da visão do IPV: a deslocalização de cursos pelo distrito, aproximando o ensino das populações a abrindo portas diretas e seguras para a formação dos jovens e dos profissionais de que a região tanto depende para crescer e desenvolver”.
O curso de Intervenção Social e Comunitária visa formar profissionais para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social como lares, centros de dia, consultórios, centros de saúde e hospitais e “contribuir para o desenvolvimento comunitário, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos”, garantindo acesso direto à licenciatura em Serviço Social na Escola Superior de Tecnologia de Lamego.
Já o curso de Sistemas e Serviços de Telecomunicações pretende formar “técnicos capazes de conceber, implementar, administrar e manter sistemas e serviços integrados de redes de telecomunicações de nova geração, em operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços multi-play, bem como nos departamentos/serviços de tecnologias de informação e comunicação de organizações públicas e privadas”, dando acesso à licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações.
“Para o sucesso dos cursos estão garantidos estágios para todos os alunos que os frequentarem, tendo sido estabelecidos protocolos com empresas e instituições do concelho e da região que garantem períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho”, garante o município de Sernancelhe.