Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Nelas recebe, neste mês de junho, as Festas do Município com várias atividades que marcam o regresso das festividades populares no concelho e que culminam com o dia 24, dia de São João e do feriado municipal.
A Câmara propõe “um vasto programa de atividades” a decorrer em vários espaços do concelho, com teatro, música, dança, oficinas, Feira do Livro, artes, termalismo, animação, arraiais, coreografias e marchas populares.
As marchas vão decorrer nos dias 12, 23, 25 e 28 de junho, com a participação de várias formações, incluindo as de Igreja, Rossio, Cimo do Povo e Paço, festejando o Santo António, o São João e o São Pedro.
As Termas da Felgueira recebem, esta sexta-feira (3 de junho), no Polivalente Desportivo, a iniciativa “Dança com as Termas”, com um espetáculo e um workshop de danças de salão internacional.
No dia 8, o antigo Balneário dos Ingleses, na Urgeiriça, recebe oficinas de ferro e vidro, onde os participantes vão poder criar um protótipo de lamparina para decorar a mesa de refeição. À noite, pelas 21h30, o Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Nelas sobe ao palco do Cineteatro com a peça “Fragmentos”.
Já no dia 9, Urgeiriça recebe as Noites Combi com a exibição de um microfilme e o concerto “Sax on the Road”, um projeto de música improvisada de António e Dolores Spínola.
Já o Dia de Portugal, dia 10, está reservado ao público infantojuvenil com o espetáculo “Arte para a Infância”, da Companhia de Música Teatral, no Jardim Central das Caldas da Felgueira, onde os mais novos vão poder participar numa experiência que pretende despertar as vertentes emocionais, afetivas, intelectuais, cognitivas, espirituais, sensoriais e motoras dos mais pequenos e ser sensibilizados para a importância da poupança da água.
Durante o dia 11, no Largo do Balneário, também na Felgueira, vai decorrer o tradicional Banho Santo, com diversas atividades incluindo um mercadinho e uma caminhada agendada para as 10h00. A animação é assegurada pelo Rancho Folclórico “Rosas do Mondego” de Vale de Madeiros pelas 18h30, seguido da atuação da Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar, cujo concerto está agendado para as 21h00.
Na noite de Santo António, no dia 12, a Marcha do Bairro da Igreja dança na Fonte de Santo António, em Nelas, por volta das 21h30, com o Desfile da Marcha do Cimo do Povo e um arraial com sardinhada na sede da Associação local.
No dia 23, as marchas das quatro associações que celebram os Santos Populares (Bairro da Igreja e Cimo do Povo em Nelas e Paço e Rossio em Canas de Senhorim) desfilam e dançam nas respetivas freguesias, pela noite de São João.
A marcha em Nelas termina com o tradicional arraial, enquanto que, em Canas de Senhorim, as marchas do Paço e Rossio dançam no recinto das Piscinas, onde exibem as suas coreografias.
Mas o ponto mais alto das comemorações será o dia 24, dia do município com as celebrações do aniversário dos Bombeiros Voluntários de Nelas. O programa continua com a abertura das Piscinas Municipais Descobertas, pelas 14h30, e culmina às 21h00, no Largo do Município, com o espetáculo “Alto” pela Contracanto e participação da Comunidade Local.
No dia 25, as Termas da Felgueira voltam a receber o “Banho Santo”, com animação de rua e a entrega de prémios dos concursos “A Minha Rua é Mais Bela do que a Tua” e “Fotografias da Aldeia”, seguindo-se um arraial popular e a atuação do Rancho Folclórico de Santar.
À noite, pelas 22h00, saem à rua as Marchas Populares do Bairro da Igreja, Rossio, Cimo do Povo e Paço, acompanhadas pelas bandas da Associação Filarmónica de Vilar Seco e da Sociedade Musical Santo António de Carvalhal Redondo.
No dia 26, acontece o Encontro de Bandas no Largo do Município, a partir das 18h00, reunindo várias formações musicais do concelho. As festividades terminam com a celebração do último santo popular, São Pedro, no dia 28, pelas 22h00, com a dança da Marcha do Cimo do Povo e o desfile da Marcha do Bairro da Igreja, terminando com a tradicional sardinhada e caldo verde na sede da Associação do Cimo do Povo.