Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
As práticas artísticas regressam esta semana à Quinta da Cruz, em Viseu. O Educarte decorre já a partir desta terça-feira (7 de junho) e até quinta-feira (dia 9), com dezenas de oficinas e atividades que envolverão cerca de 600 participantes de 11 escolas, jardins de infância e instituições sociais do concelho e do distrito.
O evento, que decorre desde 2018, pretende conjugar novamente as artes visuais e performativas e a natureza numa experiência “de caráter lúdico-pedagógica”.
Desta vez, os participantes vão poder aprender sobre a modelagem em barro ou a cianotipia e o sopro em gotas de tinta, entre outros trabalhos manuais, pondo à prova a criatividade e a imaginação. As ações serão orientadas por diversos mediadores e ainda por elementos da Escola Secundária de Viriato.
O Educarte é organizado em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, visando “envolver a comunidade na criação artística, promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social, ao mesmo tempo que promove a arte nas suas várias vertentes”.
Na quinta-feira (dia 9), o evento é encerrado às 18h00 com o espetáculo de teatro e música ao vivo “As Ideias são como as Sementes”, de entrada gratuita.
O desafio para o espetáculo criado pela companhia Quinta Oficina está lançado: “Não te sentes, confortavelmente, a assistir a esta inquietante aventura, arregaça as mangas e envolve-te nesta missão que também é tua. A personagem desta história é desafiada pela sua avó, numa graciosa metáfora sobre esta grande família chamada natureza”.