Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Viseu está em risco muito elevado de incêndio durante os próximos dias. A Câmara Municipal lançou esta quarta-feira (15 de junho) um alerta, deixando os habituais conselhos para esta altura com vista a evitar males maiores na floresta.
O risco muito elevado vai manter-se até sábado (dia 18). A autarquia recorda as medidas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que lembra que é proibido fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo.
Com base na informação partilhada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo seco e quente deve continuar até sábado (dia 18). “Segundo as últimas informações divulgadas, existe um risco muito elevado de incêndios na Zona Centro do país”, lembra a autarquia.
A Proteção Civil lembra que é também proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou comunicação prévia, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas e lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da autarquia.
É também proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Para informações, a Câmara apela ao contacto através dos números 808 200 520 (SOS Ambiente e Território) ou 232 420 390 (Bombeiros Sapadores de Viseu).