Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
O bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, vai estar presente na XVII edição do Caramulo Motorfestival. Ao piloto juntam-se outros nomes como Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, Rui Ramalho, Rita Vieira, Pedro Salvador e Veloso Amaral.
O maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, acontece nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
“Emerson Fittipaldi é um piloto extraordinário, com uma história no automobilismo única, repleta de vitórias e que além disso partilha também a nossa língua, pelo que a sua presença será uma grande festa. A sua participação no Caramulo Motorfestival, no ano em que celebra 50 anos sobre o seu primeiro título de Campeão Mundial de Fórmula 1, torna o momento ainda mais especial e é o maior presente que os fãs da competição automóvel poderiam ter”, assegura Salvador Patrício Gouveia.
O piloto brasileiro, que irá estar presente com o seu filho, também piloto, vai fazer a Rampa Histórica Michelin a bordo de um automóvel de competição.
Em 1970, Emerson Fittipaldi estreia-se na Fórmula 1, no Grande Prémio de Inglaterra, ao volante
de um Lotus 49C. Passados dois anos, com a vitória no Grande Prémio de Itália, o piloto brasileiro conquistou o seu primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, com o Lotus 72D, tornando-
se o primeiro brasileiro a conquistar o título e ainda o mais jovem campeão da prova rainha do
automobilismo, recorde que deteve durante mais de 30 anos.
Em 1974, Fittipaldi vence o seu segundo título na Fórmula 1, desta vez aos comandos de um McLaren M23.
Ao longo da sua carreira na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi alinhou em 149 Grandes Prémios, em 14 deles subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistou por seis vezes a pole position e por outras seis a melhor volta.
Depois de se retirar dos circuitos da F1, em 1984 Fittipaldi fez a sua estreia na Fórmula Indy, onde conquistou 22 vitórias e por 17 vezes arrancou do primeiro lugar.
A XVII edição do Caramulo Motorfestival contará com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público.
A organização avançou que, entre estes, estão “a dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo 3, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português, ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N, em 1995”.
A eles juntam-se Rui Ramalho (que venceu duas vezes o Campeonato de Portugal de Montanha e é o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo), Rita Vieira (campeã do mundo de BAJAS – Feminina e Júnior e campeã nacional de Enduro – Feminina), Pedro Salvador (que foi por várias vezes campeão nacional de Montanha e o piloto mais rápido da Rampa do Caramulo) e Veloso Amaral (detentor de uma longa carreira desportiva, contando com cerca de 400 provas realizadas).