Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O calor continua a apertar em Viseu, que tem esta quarta-feira uma máxima prevista de 36 graus segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, com alguns períodos de nuvens a marcar o dia, de acordo com as previsões.
O distrito está nesta altura sob aviso vermelho devido à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, até às 21h00 de quinta-feira. Na sexta-feira, a região volta a estar em alerta laranja.
Todos os distritos de Portugal Continental vão estar hoje sob aviso vermelho, o mais grave, à exceção de Viana do Castelo e Faro, segundo o IPMA. De acordo com os meteorologistas, o aviso vermelho corresponde a “uma situação meteorológica de risco extremo”.
No distrito, as máximas são mais elevadas, oscilando hoje entre os 37º (Cinfães, Resende e Vila Nova de Paiva) e os 42º (Tabuaço). Moimenta da Beira e Mortágua batem os 41º.
Armamar, Carregal do Sal, Nelas, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e São Pedro do Sul chegam aos 40º de máxima e Mangualde, Penedono, Tondela e Vouzela aos 39º.
Castro Daire, Lamego, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Sátão, Sernancelhe e Tarouca atingirão os 38º. Também hoje, todo o distrito de Viseu apresenta risco muito elevado ou máximo de incêndio.
Os concelhos de Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Sátão, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua estão sob alerta máximo. Já Lamego, Resende, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vouzela e Viseu apresentam risco muito elevado.
Para quinta-feira, preveem-se temperaturas ainda mais altas com Viseu a chegar aos 39º. A partir de sexta-feira, os termómetros passam a descer com 37º em Viseu nesse dia. No fim de semana, segundo o IPMA, a cidade terá 35º no sábado e 33º no domingo.
Regiões Norte e Centro “a ferver”
Devido às previsões meteorológicas que apontam para o risco elevado de incêndio rural, Portugal continental está desde segunda-feira em situação de contingência. O IPMA aponta, até às 23h59 de sexta-feira, para a “persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal continental”.
Salientando que desde 6 de julho que se registam em Portugal continental valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar, o instituto indica que, na terça-feira, foram observadas temperaturas superiores a 40º em grande parte do território, em especial nas regiões Norte e Centro, numa situação que se irá repetir hoje, mantendo-se ainda nas regiões do interior nos dias 14 e 15.
“Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo e Vale do Tejo, onde se poderão registar valores da ordem de 46°, e no nordeste transmontano, com valores entre 40 e 44°. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°) na generalidade do território, pelo menos até à noite dos dias 14 para 15”, refere aquele organismo.
Segundo as previsões do IPMA, a intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.
“Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20 por cento em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior norte e centro e no interior do Algarve até ao final desta semana”, acrescenta o IPMA, explicando que “esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média”.