Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Desde o dia 6 de julho que se registam em Portugal Continental valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar. Durante o dia 12 foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões Norte e Centro.
Prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer esta quinta-feira (14 de julho).
Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até sexta-feira.
Tendo em conta a previsão meteorológica, o IPMA emitiu aviso vermelho de tempo quente para o distrito de Viseu até quinta-feira, que poderá ser estendido até sexta-feira.
Dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, recolhidos às 18:00 de terça-feira, indicam que em 28 estações de medição de temperatura foram “ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de julho”. Em seis destas estações foram excedidos os anteriores extremos absolutos.
Na Estação Meteorológica de Viseu, às 14h00 desta quarta-feira os termómetros apontavam para temperatura máxima de 40,5 graus. A mínima atingiu 21,4. O máximo registado foi de 40,7.
Em 85% do território, a temperatura máxima do ar foi igual ou superior a 35 graus, enquanto em 40% do território se registaram 40 ou mais graus de máxima.
Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresenta as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.
Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.